sexta-feira, 20 de junho de 2008

Atividade VI

TEXTO
MELHOR FORMA DE ALFABETIZAR/LETRAR
Nunca havia parado para pensar sobre a forma de alfabetizar/letrar uma criança, até ingressar na faculdade e pedagogia e adentrar no universo escolar vivenciando o outro lado, o de educadora. Até então só tinha a visão de educanda, alfabetizada de maneira tradicional, ou seja, "com receita".
Acedito que a foma mais eficaz de alfabetização, é através do estímulo e incentivo à leitura. Não pode haver imposição, e sim respeito as fases e capacidades de cada aluno individualmente. Digo isso, porque cada ser é único, e não podemos exigir que todos aprendam de uma mesma forma. Não existe padrão e nem receita.
Todo ambiente alfabetizador deve ser de motivação para a criança, despertando assim sua curiosiade e o desejo de ler, utilizando recursos do nosso cotidiano, como jornais, revistas em quadrinhos, rótulos, letra de música, lista de compras, receita de bolo e o computador. Não podemos esquecer que vivemos hoje uma geração informatizada.
Cabe a nós, enquanto educadores, proporcionar esse ambiente aos nossos alunos, usando nossa capacidade de observação e imaginação, para ensinar a ler e tornar essa leitura prazerosa.
"Para formar leitores, devemos ter paixão pela leitura". (Bellenger)
Andréa de Melo Araujo

Nenhum comentário: