domingo, 15 de junho de 2008

Atividade IV

ESTUDO DIRIGIDO
“A CARTILHA E SUAS MAZELAS”

1) Qual a origem do material impresso na alfabetização?
R: Sua origem é ligada aos silabários do século XIX: a cartilha.

2) Que tipo de limitação a cartilha promove?
R: Limita-se ao ensino de uma técnica de leitura, entendendo-se essa técnica como decifração de um elemento gráfico em um elemento sonoro.

3) Quais são os 3 tipos de cartilha? Explique-as?
R: Cartilha Sintética, “de soletração de silabação” - parte de elementos não-signficantes da língua: letras ou sílabas. As cartilhas sintéticas propõem um processo combinatório, em que elementos não-significantes da língua vão se somando até resultar em palavras; combinando-se as palavras surgem os textos. São cartilhas mais tradicionais e seu uso prece ser bem restrito.

Cartilhas analíticas, “de palavras ou sintetização” - partem de elementos significativos da língua: palavras ou frases. Adotam procedimento inverso ao das cartilhas sintéticas. Os elementos são sintetizados através dos exercícios de fixação. São cartilhas mais raramente encontradas no Brasil.

Cartilhas mistas ou analítico-sintéticas – combinam e, quase sempre, baralham a duas orientações. São resultantes daquilo que foi considerado a grande descoberta no campo das metodologias de alfabetização: o método eclético, no qual se conciliam todos os métodos, contentando a gregos e troianos. As cartilhas mistas partem de palavras-chaves que são destacadas de uma frase para, logo a seguir, realizar sua decomposição de sílabas, compondo-se com estas sílabas novas palavras.

4) Comente a citação de Votre: “uma cartilha ideal deve conter as palavras mais propícias, tanto em termos sócio-culturais quanto lingüísticos; e essas palavras devem estar incluídas em texto que façam sentido e soem naturais para seus usuários”.
R: Ele que dizer que as cartilhas como suporte de aprendizagem do aluno, deve conter palavras de seu convívio, ou seja o mais próximo possível de sua realidade, para que possam soar de maneira natural, com coerência e sentido, facilitando assim o seu entendimento e assimilação.

5)Busque fatos sobre as cartlhas e suas influências no Brasil para as seguintes datas:
a) 1539 – Foi impressa em Lisboa, uma dais mais antigas cartilhas para ensinar o idioma português, Cartilha Aprender a Ler. Seu autor foi João de Barros.

b) 1549 – Foi aberta a primeira escola de leitura, escrita e religião na Bahia com a vinda dos Jesuítas para o Brasil com Tomé de Souza.

c) 1876 - Surgiu o segundo texto português de importância para o ensino da leitura no século passado: a Cartilha Maternal, do poeta João de Deus Ramos.

d) 1880 – Elaboração da Cartilha da Infância de Thomaz Galhardo, mantendo-se no catálogo da editora até 1970 ( e portanto, potencialmente utilizável).

e) 1930 – Começa a crescer extraordinariamente o número de cartilhas publicadas.
Andréa de Melo Araujo

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