domingo, 15 de junho de 2008

Atividade III

ANÁLISE DA CARTILHA

1) Os textos que a cartilha apresenta atraem o interesse da criança? São adequados a esse interesse?
R: Não são atrativos, são textos pesados, fora da realidade da criança e não explora o imaginário infantil.

2) Qual a aproximidade entre os textos da cartilha e o cotidiano da criança?
R: Nenhuma proximidade.

3) Quais os conceitos e valores veiculados pelos textos da cartilha?
R: Os conceitos fogem da realidade infantil e não há valores enfatizados por ela.

4) Os textos se aproximam do uso que a criança faz da linguagem diariamente?
R: Não.

5) Quais os critérios utilizados pelo autor na escolha das palavras-chaves?
R: A autora não utiliza critério específico, ela oscila e perde o foco.

6) Relacione essas palavras-chaves com aquelas apresentadas por Sebastião Votre. A que conclusão você chega?
R: As palavras-chaves que a autora utiliza são pouco conhecidas pelas crianças.

7) As ilustrações são bonitas, interessantes? Explicam ou completam o texto?
R: Não.

8) Os exercícios propostos privilegiam a compreensão do texto? Como?
R: Não, pois os textos são pesados.

9) A cartilha leva em conta tudo o q a criança já conhece sobre leitura?
R: Não.

10) A ênfase maior recai sobre a frase, a palavra, a sílaba, a letra, o fonema?
R: A frase, pois os textos são muito grandes.

11) A ênfase maior reaci no significado do texto ou na mecânica da leitura?
R: Na mecânica da Leitura.

12) Qual o conceito de leitura que se observa, analisando a cartilha:
a) “ler significa: estando-se diante de um signo escrito, encontrar sua sonorização”. (Sra. Borel Masonny)
b) “ler é o conjunto de estratégias perceptivas e intelectuais que permitem atribuir um significado ao texto”. (Foucambert)
c) “ler é, antes de tudo, compreender” (Ezequiel Theodoro da Silva)
R: Resposta certa – letra B.

13) Destaque três aspectos positivos e três aspectos negativos na cartilha que você analisou.
R: Positivo – Cartilha melhor direcionada ao EJA.
Negativo – Texto muito pesados,
Não explora o imaginário social,
Falta o lúdico.
Andréa de Melo Araujo

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