quarta-feira, 18 de junho de 2008

Atividade V

ESTUDO DIRIGIDO
"VIDEO SOBRE ALFABETIZAÇÃO

1) Qual a origem do material impresso na alfabetização?
R: Tem sua origem na necessidade de comunição e de registo histórico.
2) Onde foi criado o alfabeto?
R: Os Romanos assimilaram a cultura Grega.

3) Quai são os principais métodos?
R: Sintético ( estrategia auditiva)
Analítico/ Fônico ( estrategia visual)
Sintético Analítico ( misto)

4) Por que a necessidade de relfetir sobre alfabetização?
R: A alfabetização consiste em relacionar os grafemas e os seus sons. Nessa codificação obedece as regras que não são espontâneas, não surgem naturalmente, precisam ser ensinadas.
Essa é uma fase riquíssima na formação da criança,e seu desenvolvimento tem que ser criado de forma integral sem descuidar dos aspectos cognitivos, social e emocional.

5) Como é um ambiente alfabetizador?
R: O ambiente alfabetizador deve facilitar a interação do educando com os mais diversos tipos de textos, dentro de um clima de liberdade para participar das propostas e construir o ato de ler e de escrever. Considerar que ler é atribuir significado, o que ocorre pelo uso de estratégias de leitura (de decodificação, seleção, antecipação, inferência e verificação) a partir do conhecimento prévio e dos índices fornecidos pelo texto.

6) Quais são os modelos de aprendizagem?
R: Tradicional; Socio-construtivista; Montessoriana; Waldorf.

7) Qual é a classificação dos jogos?
R: Jogos de exercícios - 0 a 2 anos
Jogos de exercícios - 2 a 7 anos
Jogos de exercícios - a partir dos 7 anos.
8) Como a linguagem se desenvolve?
R: A criança primeiro compreende as palavras e identifica o que elas representam a um planejamento das ações que desejam comunicar.
9) Quais as dificuldades de aprendizagem na alfabetização?
R) Déficit de atenção, dislexia, distúrbio de hiperatividade, dificuldade de aprender a ler e escrever (maturidade).
10) Quais os princípios da teoria das inteligências Múltiplas?
R: Segundo Gardner, a teoria da inteligência múltipla apoia-se em dois princípios, cada indivíduo possui um conjunto de competências e não apenas uma inteligência geral; a inteligência de um indivíduo pode ser estimulada por uma pessoa mediadora, como pais e professores.
Andréa de Melo Araujo

Nenhum comentário: